sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Atleta europeia de Novembro é Dulce Félix


A fundista guimaranense recebe, pela segunda vez, a distinção de melhor atleta feminina do mês de Novembro pela Associação Europeia de Atletismo. Mais do que o reconhecimento pelos óptimos resultados do mês, este prémio pode ser visto como o coroar de uma excelente época desportiva.

Ana Dulce Félix é, actualmente, a melhor corredora portuguesa e este ano arrecadou três títulos nacionais, em estrada, corta-mato longo e 5.000m, aos quais juntou a vitória no Cross Internacional da Amora e o segundo lugar na Meia-Maratona de Lisboa, onde fixou um novo recorde nacional. A nível internacional a atleta, de 29 anos, alcançou um 2º lugar na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, um 2º lugar nos 10.000m do Troféu Ibérico, e duas vitórias, na Corrida da Mulher - Áustria e na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada.

2011 marcou também a estreia de Dulce Félix na distância rainha das corridas de fundo, e que estreia. A Áustria foi o país anfitrião e a fundista terminou num excelente 2º lugar. Mais recentemente, em Novembro, a guimaranense atravessou o Oceano Atlântico para correr a Maratona de Nova Iorque, uma das mais prestigiantes do circuito mundial. Apesar de "novata" na prova, Dulce Félix honrou-nos com um magnífico 4º lugar, melhor europeia.

O final de ano em grande deixam-nos esperançosos de um 2012 ainda melhor, com vista aos Jogos Olímpicos de Londres.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ano novo, centenas de transferências no mercado dos media

Considerando hoje o final da época futebolística de 2011 (que me desculpem Nacional e todos os clubes da Liga Orangina mas o futebol português resume-se a três grandes + 1), amanhã damos o pontapé de saída no jogo... dos meios de comunicação desportivos.

Desde final de Novembro que vão surgindo nomes de possíveis entradas e saídas dos principais clubes das várias ligas europeias. Muitos negócios já foram atirados ao ar, muitos poucos se concretizaram até agora, mas a senda pela notícia perfeita continua incessantemente. Esta semana, que chega amanhã ao fim, foi das mais animadas nesse aspecto. Nas últimas 48 horas David Beckham assinou pelo Paris Saint Germain, Éder assinou pelo FC Porto e Djaniny assinou pelo SL Benfica, resta saber se serão oficializadas ou se os jogadores em questão rumam para outras paragens antes de os clubes se aperceberem que tinham fechado um contrato em condições com um bom profissional.

Mas é disto que eu gosto, "o boato". As alturas do ano em que os jornais desportivos viram tablóides, fazendo de rumores capas de jornais e atirando trocadilhos sobre transferências que parecem tiradas de um filme de comédia ao melhor género de Monty Python. Se perdemos em competições por uns dias, ganhamos em quantidade de conteúdos noticiosos, e alguns bem originais.

Pelas minhas contas, nas últimas semanas o FC Porto perdeu metade do plantel e contratou apenas três jogadores, dos quais um só chega à Invicta no Verão. Tem cuidado Vítor Pereira que já te estão a tentar vender a fruta. Fernando e Guarín já há muito que escolheram o destino do "reveillon", vão viajar até Itália. Cristian Rodríguez está de regresso à América do Sul, para alinhar por três ou quatro equipas, e leva consigo o vizinho Belluschi que parece estar de regresso ao seu país natal depois de uma aventura europeia (e aqui tiro o chapéu aos jornalistas. Toda a gente está habituada a que os sul-americanos regressem a casa já trintões mas a crise não perdoa e aos 26 anos o Cebola já tem saudades da comida da mãe). De saída já foram também Maicon, cujas exibições a lateral direito despertaram a cobiça de grandes colossos, e Fucile, o patinho feio do Porto que passa de bestial a besta, e vice-versa, cerca de cinquenta vezes por época. Sem colocação está o Bigorna. Fez meia dúzia de jogos de bom nível e depois foi expulso da herdade, esperando agora por uma sexta oportunidade. E não podia deixar de falar de Hulk. Quando um jogador tem uma cláusula de rescisão nos 100 milhões, parece ser obrigatório que o queiram colocar na órbita de clubes de outro planeta, a nível financeiro. Depois de Chelsea e City, chega agora a vez dos novos ricos: PSG. A realizar uma época mediana, nem Jorge Mendes faria melhor negócio que certos jornalistas. De entrada estão mais dois avançados argentinos, Teófilo Gutierrez e Funes Mori, na esperança de se descobrir outro negócio da... Argentina.

Em Lisboa as contas são outras. O Sporting já afirmou publicamente que não está em posição de se meter em aventuras e talvez por isso passe um pouco despercebido. De Itália parecem ter chegado dois jovens, o guarda-redes Nicola Leali e o trinco Salamon, a saldos porque Godinho está solidário com o país e quer convencer todos que o Leão está de tanga. E se Bruno Alves quiser jogar no Sporting tem à sua espera um salário a rondar uma bifana e meia porque Godinho já colocou o tecto salarial nos 1,2 milhões de euros por ano. Na linha de saída continua Rui Patrício, eternamente cobiçado pelos tubarões que insistem em não avançar com propostas concretas, ao qual se juntou "o avançado do Sporting" (como diz "o treinador do Benfica"), novo menino bonito de Alvalade que nem precisou de se esforçar para suscitar interesse do Man Utd. Contudo, parece que ninguém vai sair em Janeiro.

Do outro lado da 2ª Circular o mercado anda mais agitado. O Benfica é, por norma, o clube que mais destaque merece por parte dos media e, como não podia deixar de ser, é o que mais nomes alimenta na reabertura da janela de transferências. Oito de saída e cinco de entrada. Rodrigo Mora e Nélson Oliveira, pouco utilizados, podem estar de saída. O primeiro foi aposta de Luís Filipe Vieira e já sabemos que quem manda na equipa é Jorge Jesus, ou seja, Mora bem pode esperar que não vai jogar. O segundo é visto como futura estrela mas a rápida ascensão de Rodrigo tapou-lhe o caminho. De apontado ao Atlético CP até desejado em Guimarães ou Inglaterra, pretendentes parecem não faltar. Já Capdevilla, aquele rapaz que era titular na Espanha campeã europeia em 2008 e mundial em 2010 mas sem qualidade para jogar no Glorioso, está de saída... desde o momento em que chegou. Os argentinos Aimar e Saviola, enquanto renovam e não renovam, estão também de saída. Dois bons jogadores que despertam interesse em vários clubes, incluindo, curiosamente, JJ que até pretende continuar a contar com os seus serviços. Depois temos Miguel Vítor e David Simão que têm um problema, são portugueses. Dão jeito para inscrever nas competições europeias mas não para jogar. Em sentido inverso vêm charters de defesas esquerdos, porque o campeão europeu e mundial não tem valor e Emerson é melhor (cof cof) mas precisa de um suplente. Clemente Rodriguez já disse que não vinha, Marcos Rojo ouviu falar uma vez do Benfica, e Ansaldi já era o titular desta temporada antes de Emerson e Capdevilla chegarem. Para o meio-campo ofensivo é preciso alguém que aqueça o banco no caso de David Simão sair. Sharbini e Patito Rodriguez piscam lugar ao red pass do 26 das Águias. E depois temos Djaniny que pode estar certo para o Verão.

Venho de lá esse 2012 que estou em pulgas para saber quais serão os novos heróis da segunda volta.

Nota: Texto de cariz pouco credível e que promete ter continuação durante as próximas semanas (tal como os negócios milionários dos jornalistas desportivos).

Parabéns Éderzito

Ontem escrevi aqui sobre Éder sem nenhuma razão em especial. O avançado da Académica estava em destaque nos meios de comunicação desportivos e o golo frente ao Desportivo das Aves convenceu-me a tecer umas linhas sobre a sua boa época. Contudo, estava bem longe de saber que o rapaz hoje fazia 24 anos de idade. Muitos parabéns Éderzito. Que realizes uma boa época e que assines por um clube de valor (FC Porto? A confirmar-se, seria uma grande contratação para ambas as partes) onde possas mostrar o que tens prometido.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Éder: o "estudante" goleador

A Liga Zon Sagres está prestes a revelar mais um talento para o futebol. Nascido Éderzito António Macedo Lopes, mas conhecido como Éder, na Guiné-Bissau, o avançado da Académica de Coimbra tem 23 anos e está a realizar a sua melhor época, despertando o interesse de vários clubes.


Éderzito ostenta um perfil físico condizente com o nome, 188cm e 81kg. Fazendo valer a sua estampa física, e a experiência de duas épocas junto do plantel principal da Briosa, o guineense tem dado nas vistas e é considerado um dos melhores avançados a actuar em Portugal. Conta 5 golos na Liga e contribuiu hoje com mais um tento para novo triunfo da sua equipa, na vitória sobre o Desportivo das Aves nos quartos-de-final da Taça de Portugal. 

Os jornais já fizeram questão de o colocar na órbita dos londrinos do Arsenal, mas talvez seja um salto muito grande para quem só agora se começou a apresentar em boa forma, surpreendendo os mais distraídos e menos confiantes no talento de Éderzito. O que é certo é que a forma como se entrega ao jogo, não só pelos golos marcados mas também pela raça e inteligência com que aborda o envolvimento ofensivo da equipa, não tem deixado ninguém indiferente. Está aqui um avançado para o futuro. Faz-me lembrar a ascensão de Baba, avançado do Marítimo e actual melhor marcador do campeonato português. Baba precisou de duas épocas na equipa B do Marítimo para se afirmar no plantel principal, enquanto Éder evoluía no Tourizense, e mais dois anos se passaram até chegar ao topo dos melhores marcadores em Portugal. Dois jogadores fortes fisicamente, altos, rápidos, tecnicistas e oportunistas que, pouco a pouco, deixaram de ser jogadores individuais para crescerem como jogadores de equipa. Ganharam mobilidade, aprenderam a proteger a bola e a assistir os colegas em importantes transições atacantes.

Pedro Emanuel, treinador da Académica, referiu-se ontem a Éder como possível avançado da selecção nacional no Euro 2012, ocupando uma posição que teve em Pauleta e Nuno Gomes os últimos representantes. No entanto, talvez seja cedo para ver o "estudante" na selecção das Quinas. O jovem avançado tem uma bela margem de progressão e as suas exibições fazem-nos acreditar que pode continuar a evoluir e dar o salto para um clube de maiores ambições já em Janeiro ou no final da época. Com certeza um nome a fixar nesta Liga Zon Sagres. Quanto a possíveis internacionalizações, Éder tem dupla nacionalidade e nunca jogou pela selecção do seu país Natal. Deixemos essa decisão para Paulo Bento, claro está, mas se ele marcar cada vez mais golos... 

Wolfswinkel e Huntelaar, colegas na selecção... e nas brincadeiras

Recentemente tenho visto alguns órgãos de comunicação a apresentar vídeos dos avançados holandeses Ricky van Wolfswinkel, Sporting CP, e Klaas-Jan Huntelaar, Schalke 04. Contudo, O Golo foi à procura e descobriu as raízes desta saudável rivalidade.

Tudo começou em finais de 2010, quando os dois jovens avançados foram convidados pela Nike para realizar uma série de anúncios publicitários em que pregavam partidas um ao outro. O avançado leonino estava em boa forma e era uma das caras novas da selecção holandesa. Curiosamente, Wolfswinkel era, há um par de anos, apontado como o próximo... Huntelaar. Quanto às partidas que a Nike promoveu, o primeiro a sofrer foi o 9 do Sporting, mas a resposta não tardou.




terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O futebol continua a dominar o Facebook em Portugal

O FBRank PT anunciou os mais populares do Facebook em 2011, no país de Camões. Já todos nós sabemos que o futebol é o desporto de eleição em Portugal e ficamos agora a saber que na rede social Facebook, o futebol domina nas marcas portuguesas com mais fãs, Sport Lisboa e Benfica, e nos portugueses com mais fãs, Cristiano Ronaldo. Em tempos de crise, vai-nos valendo a bola para animar as gentes e fazer esquecer as más notícias.

Fico sem saber onde anda "The Special One", que não surge neste top 10, ou o Sporting Clube de Portugal, único dos 3 grandes que não figura no top 10 das marcas com mais fãs.

Anda daí Zé Povinho, que o Euro 2012 está a chegar!



10 marcas com mais fãs
1. Sport Lisboa e Benfica (984.091 fãs)
2. TMN (457.181)
3. Nike Football Portugal (456.413)
4. Futebol Clube do Porto (425.103)
5. Rádio Comercial (419.067)
6. Cidade FM (402.757)
7. RFM (392.515)
8. Swatch Portugal (377.735)
9. MTV Portugal (360.258)
10. Worten (318.583)

10 portugueses com mais fãs
1. Cristiano Ronaldo (36.970.319 fãs)
2. Nani (1.602.350)
3. Fábio Coentrão (584.144)
4. Nilton (350.644)
5. Nuno Markl (268.225)
6. Manuel Luís Goucha (248.916)
7. Cristina Ferreira (219.542)
8. Pedro Abrunhosa (199.986)
9. Fernando Alvim (190.194)
10. David Fonseca (175.900)

10 marcas de media com mais fãs
1. 5 para a Meia Noite (555.999 fãs)
2. Secret Story – Casa dos Segredos (435.877)
3. Rádio Comercial (419.067)
4. Cidade FM (402.757)
5. RFM (392.515)
6. MTV Portugal (360.258)
7. Caderneta de Cromos (266.074)
8. Paga o que Deves (245.764)
9. Querido, Mudei a Casa (226.250)
10. Público (221.729)

10 campanhas com mais fãs
1. Eu Amo Você (492.096 fãs)
2. Dê Colo à Ajuda de Berço (355.465)
3. Chef Online (78.456)
4. Conte Connosco (78.127)
5. Vodafone Música (76.030)
6. Receitas Oliveira da Serra (71.965)
7. Histórias Felizes para Comer (70.044)
8. Nike Running Portugal (64.760)
9. Fãs do Queijo Serra da Estrela (59.455)
10. Obrigado Bombeiros Portugueses (50.984)

Fonte: FbRank PT. Dados recolhidos a 9 de Dezembro. No top Marcas com Mais Fãs foram excluídas ONG e programas de televisão

Santos FC 0 - 4 FC Barcelona

A esperada final da Liga Mundial de Clubes, e o duelo entre Messi, o melhor jogador do Mundo, e Neymar, a maior promessa do futebol (brasileiro?), decorreu no passado domingo com uma grande vitória dos catalães. Num jogo em que o Santos teve muitas dificuldades para travar os espanhóis, Messi confirmou porque é o melhor futebolista do Mundo e bisou, numa exibição de deixar os olhos em bico. Porém, a final continua a ser notícia, fora de jogo.

Tudo começou no Verão, quando muitos críticos e adeptos (para não dizer todos) já adivinhavam uma final entre Barcelona e Santos, ou Messi e Neymar, se preferirem. De seguida apresento um dos muitos trailers desta película.


Contudo, os japoneses, anfitriões desta competição, decidiram apresentar a sua versão do confronto. Pegando num dos ícones do Japão, o anime, e nos muitos ídolos da pequenada (e de muitos graúdos), os japoneses recriaram a final entre Barcelona e Santos. Ao estilo "Captain Tsubasa", mítico anime japonês sobre as aventuras de Oliver Tsubasa, maior prodígio do futebol nipónico, mais popular que o próprio Hidetoshi Nataka, o melhor futebolista japonês de sempre, o vídeo mistura personagens de vários anime com os protagonistas da final, com alguma paródia à mistura. Atentem ao nome escrito na camisola de Ganso, o 10 do Santos, que surge como PH Neutro. No estádio é possível ver artistas mundialmente conhecidos, bem como representantes do Real Madrid. É caso para dizer, nem Shin Shan quis perder esta final.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O regresso das equipas B

A Federação Portuguesa de Futebol está a preparar a entrada de 6 equipas B na Liga Orangina, em 2012/2013. Esta medida visa aumentar de 16 para 22 o número de participantes na Liga de Honra, abrindo seis vagas para as equipas que se mostraram interessadas em inscrever equipa B, Benfica, FC Porto, Sporting, Sp. Braga e Vit. Guimarães, aos quais se junta o Marítimo.

Como não podia deixar de ser, as equipas B terão algumas regras próprias, limitando a utilização de jogadores com mais de 23 anos e os jogadores formados localmente. Assim, tudo leva a crer que a FPF assine, esta quarta-feira, a aprovação da proposta. As equipas B terão de fazer constar na lista para cada jogo 10 jogadores formados no país, que tenham estado inscritos há um período mínimo de três anos na FPF, entre os 15 e os 21 anos de idade. Os jogadores devem ter entre 16 e 23 anos de idade, com excepção de três jogadores sem limite de idade, em cada jogo. Quanto às questões disciplinares, a FPF está atenta, não permitindo que a equipa B sirva para cumprir castigos da equipa principal. Outra regra impede a equipa principal de jogar na mesma divisão que a equipa B. Assim, as equipas B não poderão jogar na Liga Zon Sagres e, em caso de descida da equipa principal, a equipa B desce automaticamente de divisão.

Por curiosidade, aponto dois bons exemplos. Um em português, escrito a verde-rubro na ilha da Madeira. O Marítimo é a única equipa portuguesa que ainda mantém equipa B e, diga-se de passagem, que os resultados estão à vista. Dos 14 que defrontaram o Benfica no Domingo, para a Liga Zon Sagres, oito (!) jogadores passaram pela equipa B. E que fantástico campeonato está a realizar este Marítimo. Para outro exemplo aponto o colosso Barcelona. Para além dos talentos à solta na 2ª circular, Nolito e Jéffren, também Xavi, Iniesta, Valdés, Puyol, Pedrito, e mais recentemente Thiago Alcântara, passaram pela equipa B do Barça antes de se afirmarem na equipa principal. Uma etapa que fez a ponte entre a formação e a equipa principal.

Aprecio, portanto, o regresso das equipas B e acrescento duas razões: os jovens jogadores portugueses e a competitividade. Em Portugal, são poucos os juniores que chegam à equipa principal. Termina a formação e muitos são emprestados, perdendo o contacto com o clube que na maioria das vezes os esquece. Outros treinam-se com a equipa principal durante uma época ou duas, com pouca utilização em jogos oficiais, até que inevitavelmente termina o contracto e são dispensados com meia dúzia de minutos pela equipa onde foram formados. Com o aparecimento das equipas B, os jovens não precisam de sair para jogar e podem rodar no clube, com equipas técnicas do clube, com condições para treinar e evoluir. Para além disso, estarão mais próximos da equipa principal, onde o treinador os pode acompanhar de perto. Quanto à Liga Orangina, vai ganhar em competitividade e em qualidade. De um lado teremos seis equipas com jovens jogadores com bastante talento, e do outro lado teremos as equipas que antes preenchiam as lacunas do plantel com esses jovens e que agora terão de procurar outras soluções. O ideal seria encontrar essas soluções com recurso a jogadores portugueses, de divisões inferiores, possibilitando-lhes uma oportunidade de subir na carreira.

Agora falta assinar a proposta e acertar o regulamento mas as equipas B estão perto de ser uma nova realidade em Portugal.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Villas-Boas de regresso ao bom caminho

O embate de hoje em Stamford Bridge tinha extrema importância para o treinador português. Apesar do seu lugar de sonho não estar em perigo, os milhões de indemnização levam o milionário Abramovich a pensar duas vezes, André Villas-Boas sabia que este não era um jogo qualquer. Depois de alguns resultados menos positivos, a diferença para o duo de Manchester (que curiosamente está a caminho da Liga Europa enquanto o "Special Two" carimbou a passagem aos oitavos da Champions) já era grande e uma derrota frente ao líder City  deixava os londrinos a 13 pontos, com apenas 15 jornadas disputadas.

A pressão era muita e maior ficou pouco depois do apito do árbitro. Mario Balotelli, o bad boy italiano que este fim-de-semana juntou mais uma multa à sua lista no Man City depois de ter sido apanhado numa noitada a menos de 48 horas de um jogo, foi titular e ao minuto 2 deu a vantagem à sua equipa. Excelente trabalho de David Silva sobre a direita a desenvencilhar-se de dois oponentes e a desmarcar Balotelli por entre os centrais para este fintar Petr Cech e alvejar a baliza vazia. Villas-Boas não podia adivinhar pior começo. Mas, tal como já tinha acontecido no derby espanhol, marcar cedo resultou mal. O Chelsea foi ficando mais pressionante e ainda na primeira parte chegou ao empate, por intermédio de Raúl Meireles. O jovem Sturridge inventa uma forma de entrar na área forasteira e serve Meireles, que só teve de encostar.

E no primeiro quarto de hora da segunda parte o jogo ficou (quase) resolvido para os blues. Clichy viu dois amarelos em 11 minutos e foi para o banho mais cedo, deixando os citizens em desvantagem numérica numa altura em que o Chelsea se tornava mais perigoso. O domínio era tanto que a dada altura os londrinos chegaram a dispor de 80% de posse de bola. Com o aproximar do final do encontro chegaram as substituições, em que Mancini foi pouco feliz, fazendo entrar Touré e De Jong que pouco acrescentaram à partida. A menos de 10 minutos do fim Lescott faz mão na área e o árbitro assinala grande penalidade, que o recém-entrado Lampard não teve problemas em converter.

Vitória justa da equipa mais consistente. O City foi obrigado a jogar muito recuado e com pouco espaço para trocar a bola. A pressão alta e constante dos blues só surgiu depois do golo mas ainda foi a tempo de emendar o erro. Nota negativa para Clichy, expulso ao minuto 62, deixando os citizens em maus lençóis, e para Mancini, que falhou completamente nas substituições. Teve medo de arriscar e saiu de Stamford Bridge sem qualquer ponto. Villas-Boas pode respirar de alívio e recupera três importantes pontos na luta pelos lugares cimeiros da tabela.

sábado, 10 de dezembro de 2011

FPF - Brilhante entrevista a Carlos Marta

Apanhei, quase por acaso, nas minhas mãos o jornal Record do dia 8 de Dezembro. Curioso como sou, lá comecei a ler o dito manuscrito de trás para a frente, como habitualmente faço (é uma mania minha), e quando estava a entrar no futebol deparo-me com uma entrevista a Carlos Marta, candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol.

Confesso que estive para não ler, não por ter alguma coisa contra o candidato em questão, até porque conheço pouco do senhor e seria de mau gosto não me informar sobre as eleições no principal representante do futebol português só porque não vou à bola com o penteado do senhor, mas porque li o nome do jornalista antes de me jogar à entrevista (é outra mania que tenho, olhar para o nome dos jornalistas). A muito custo, atirei os olhos às palavras, receoso do que iria ler. Como o algodão não engana, comecei a apontar pérolas ainda no decorrer da primeira linha. Mas vamos por partes.

Em primeiro lugar, acompanhei as candidaturas pela comunicação social e sem grande atenção. Pouco conheço dos candidatos, não vi nenhuma declaração que achasse extraordinariamente boa ou má, e, portanto, só espero que vença a FPF.
Em segundo lugar, garanto que, mesmo que por instantes passe esse pensamento pela cabeça do leitor, não tenho nada contra a pessoa que assina a entrevista (como ostento uma orgulhosa formação superior em ciências da comunicação, não o consigo classificar de jornalista).

Quanto ao verdadeiro teor da entrevista, que aqui deixo para que o leitor possa ler ou reler, é quase um crime. Em tempos de crise, gastar tinta desta forma e contribuir para o abate de mais uma árvore, devia dar um valente castigo. Ora, o senhor que faz perguntas tem ao seu dispor Carlos Marta, presidente da Câmara Municipal de Tondela e ex-jogador de futebol que pisou os relvados da Primeira Divisão Nacional (marcou o golo da carreira em Alvalade), e inicia a entrevista com a brilhante pergunta “Qual é o primeiro telefonema que vai fazer depois de conhecer os resultados eleitorais?”. Que me interessa a mim, na qualidade de leitor do Record, a quem vai ligar Carlos Marta quando souber os resultados?! Para mim não vai ligar de certeza, nem para 98% das pessoas que compraram o jornal. O candidato de Tondela lá responde, como verdadeiro homem de família, que vai ligar à esposa. Porém, o senhor que faz perguntas, num brilhantismo jornalístico raro, não deixa passar a oportunidade e pergunta “Sabe o que lhe vai dizer, ou vai funcionar o estado de espírito do momento?”. (Aqui pensei, será que estou a ler uma entrevista sobre os Óscares e o discurso do vencedor do prémio de melhor actor? Mas não, o discurso que eu estava a imaginar era apenas o telefonema entre Carlos Marta e a sua mulher). Resposta dada, desinteressante, e o senhor que faz perguntas remata com “E o segundo?”, referindo-se ao seguinte telefonema. Desta vez foi mais forte que eu, fechei o jornal, mandei uma gargalhada para o ar e procurei em mim uma razão para continuar a ler o questionário de Verão do Correio da Manhã. Numa brincadeira mental tentei adivinhar a pergunta a seguir. Já tinha três opções quando ganhei coragem para continuar a ler a entrevista.
1 – Qual vai ser a terceira pessoa para quem vai ligar?; 2 – No Verão costuma usar calções de banho listados à tuga ou sunga brasileira?; ou ainda, num fulgor imaginativo sem nexo, 3 – Quanto custa um litro de leite?

Falhei, é um facto, mas não foi por muito. O senhor que faz perguntas voltou à carga ao perguntar se Marta ia ligar ao Fernando Gomes (n.d.r. Adversário na candidatura à presidência da FPF). Sem comentários... A entrevista lá prossegue até que, por forças divinas, chegamos ao que realmente interessa: BOLA! E tudo muda. As respostas, até então mono-frásicas, viram discurso em tom de campanha que se torna agradável de ler. Falam de política, falam da candidatura, falam da selecção nacional, falam de Ricardo Carvalho e Bosingwa, depois falam de Paulo Bento, e de seguida de Paulo Bento, Ricardo Carvalho e Bosingwa. Quando eu começava a pensar que tinha lido duas perguntas sobre a candidatura de Carlos Marta à FPF, debrucei-me sobre a caixa no meio da entrevista, na esperança de ler algo relacionado com, sei lá, futebol, por exemplo. No entanto, fui novamente surpreendido pelo senhor que faz as perguntas e leio a seguinte questão “Sabe quanto custa um litro de leite?”. Vai buscá-la, Marta! Candidato à presidência tem que saber na ponta da língua o preço do litro de leite de, pelo menos, as três grandes marcas de leite em Portugal. Era a questão que eu esperava desde que abri o jornal. Tardou, mas foi. Para minha surpresa, o senhor Carlos Marta não sabe quanto custa um litro de leite. Perdeu, naquele instante, o meu hipotético voto. A menos que Fernando Gomes também não saiba e aí entram em empate técnico. Fica a sugestão para o próximo debate: Quantas qualidades de maçã se devem vender nos supermercados portugueses?



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Empreendedorismo Europeu na primeira pessoa - Testemunhos de quem tenta vencer a Crise

Em tempos de crise, ainda há quem consiga encontrar motivação e força de vontade para ir à luta e dar a volta por cima. 
A campanha europeia Young@Work - Empreedorismo Jovem mostra exactamente isso, testemunhos de jovens que conseguiram ter sucesso.

Partilho convosco um vídeo filmado em três dos Estados-Membros (Bélgica, Espanha e Eslováquia) que apresenta três relações de sucesso estabelecidas entre jovens e Pequenas e Médias Empresas (PME’s).


Se tivéssemos tempo para fazer uma pausa no nosso dia-a-dia e analisássemos o que passa no nosso país, na Europa ou no Mundo a nível económico, político e social, conseguiríamos concluir em poucos minutos que vivemos uma realidade em que, fundamentalmente os jovens estudantes, vivem um nível de dificuldade acrescido ao tentar arranjar emprego. Esta, é actualmente a geração mais especializada e mais instruída de todos os tempos mas que, ainda assim, vive um clima de instabilidade desmotivante.
Para combater esta tendência, surgem exemplos de motivação e força de vontade que pretendem ser a excepção deste panorama e que esperam, com um pequeno gesto da parte de quem se encontra disponível, ajuda para expandir um ideal de mudança e de apoio a jovens mentes que apenas querem crescer na sua vida profissional e estabelecer-se no mercado de trabalho dando o seu melhor contributo.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Iñigo Martinez, o central que resolve de antes do meio-campo


Na Real Sociedad joga um defesa-central com uma aptidão especial para marcar golos. Não é estranho vermos um central goleador, daqueles que vai à área contrária e resolve em lances de bola parada. Estranho é Iñigo Martinez que, central de posição, gosta de marcar golos... do meio-campo.

Iñigo Martinez é um jovem espanhol que actua no eixo da defesa. De estatura baixa, tem apenas 176cm, e canhoto, o rapaz de 20 anos está a viver a época mais importante na sua curta carreira. Faz parte da equipa A da Real Sociedad, actuando com regularidade, e as suas exibições já lhe valeram um lugar na selecção sub-21 de Espanha, onde joga com o benfiquista Rodrigo. Pela forma com que se tem exibido, Iñigo Martinez já é destaque em terras de "nuestros hermanos", e é visto como um dos jogadores mais promissores do campeonato espanhol, mas ultimamente tem sido notícia pela forma como já marcou dois golos, sem passar a linha do meio-campo.

O jovem defesa deu nas vistas em Outubro quando apontou um golo frente ao Athletic de Bilbao. Iñigo Martinez viu Iraizoz adiantado e tentou a sua sorte. O golo correu o mundo desportivo. Na altura o tento de pouco serviu, o Athletic viria a vencer por 1-2, com um bis de Fernando Llorente. Mas Iñigo Martinez não se ficou por ali e este Domingo voltou a espreitar uma oportunidade. O encontro frente ao Bétis de Sevilha estava empatado a duas bolas e o minuto 90 já lá ia quando a bola chegou aos pés de Iñigo Martinez. O central mirou a baliza e apanhou novamente o guardião adversário adiantado, garantindo três importantes pontos para a sua equipa.

A nível internacional o espanhol também já fez o gosto ao pé... mas na baliza errada. Na estreia pelos sub-21, em jogo na Geórgia (2-7), Iñigo Martinez tentou cortar a bola de calcanhar e voltou a apanhar um guarda-redes adiantado. De Gea nada conseguiu fazer para evitar o auto-golo (bonito, diga-se de passagem). Fiquem com os vídeos dos golos do central espanhol, numa lista que pode vir a aumentar.






terça-feira, 22 de novembro de 2011

Taça de Portugal - derby lisboeta nos oitavos



O sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal ditou um embate entre Sporting Clube de Portugal e Clube de Futebol "Os Belenenses". Um derby à antiga entre dois históricos da capital portuguesa. O jogo está marcado para dia 5 de Dezembro em Alvalade (foi alterado a pedido do Sporting, que no dia 1 recebe a Lazio).




Apesar do sorteio apontar um jogo entre equipas da Liga Zon Sagres, Marítimo - Benfica, será o derby entre os leões e os pastéis a atrair principal atenção. Mais de 9 décadas de confrontos e títulos entrarão no relvado do Estádio Alvalade XXI, no próximo dia 5 de Dezembro. Mais do que a passagem aos quartos-de-final, estará em jogo o peso da história e da tradição entre duas das maiores equipas de Portugal.

Na memória dos azuis do Restelo ainda está bem presente a final da Taça de Portugal frente ao Sporting, em 2007. Na altura os leões venceram por 1-0, golo solitário de Liédson a poucos instantes dos 90 min. Sentavam nos bancos dois treinadores portugueses a iniciar um percurso de grande valor no futebol luso: Jorge Jesus, Belenenses, e Paulo Bento, Sporting. O Sporting voltou a alcançar a final no ano seguinte, com nova vitória sobre azuis, desta feita o FC Porto (2-0 após prolongamento). Já o Belenenses tem nos oitavos-de-final o seu melhor registo, desde então. Foi em 2010 que o Belenenses recebeu também os dragões e saiu derrotado numa épica e dramática eliminatória. Com 2-2 no marcador, só se descobriu o vencedor ao fim de 30 (!) grandes penalidades.

Um derby é um derby e o resultado é sempre imprevisível. Apesar do claro favoritismo do Sporting, que joga em casa e tem outros argumentos para lutar pela vitória, o treinador José Mota nunca virou a cara a uma batalha e irá, com certeza, lutar pelo resultado. Eu, apesar de reconhecer o bom momento do Sporting, não arrisco um vencedor. Arrisco, sim, a dizer que será uma boa partida de futebol. E para adoçar o apetite, o vencedor deste encontro irá defrontar o vencedor do jogo Marítimo - Benfica.

Taça de Portugal, oitavos-de-final:

2 de Dezembro
Marítimo (LZS) - Benfica (LZS)

4 de Dezembro
Tirsense (II B ) - Nacional (LZS)
Desportivo Aves (LO) - Ribeira Brava (II B)
Moreirense (LO) - Torreense (II B)
Mirandela (II B) - Oliveirense (LO)
Leixões (LO) - Académica (LZS)
Estoril (LO) - Olhanense (LZS)

5 de Dezembro
Sporting (LZS) - Belenenses (LO)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O novo melhor amigo do benfiquista

Já está à venda a nova linha de produtos do Sport Lisboa e Benfica. Não, não se trata de um fato de treino personalizado, mas pode ser considerado uma nova camisola. O novo produto de merchandising benfiquista são camisas de vénus, vulgarmente conhecidas como preservativos. O leitor não leu mal, o Benfica está a vender preservativos.

É a notícia do momento. E como não podia deixar de ser, os invólucros são personalizados para os adeptos das águias. Na foto revelada hoje é possível ver algumas das imagens, e frases, presentes nas embalagens da nova "camisa" encarnada. Enquanto uns ostentam um orgulhoso emblema do SLB, outros apresentam frases como "A melhor defesa é o ataque", "E Pluribus Unum" ou ainda "Esta vai ser à Benfica".

Uma campanha de sensibilização para o uso do preservativo. O novo produto do Benfica já está à venda na megastore do Estádio da Luz ao preço de 2€ cada. Até temos preservativos a anunciar o jogo com o Sporting, "Vai um dérbi?". Será algum aviso para os leões?

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Parabéns Nani


Luís Carlos Almeida da Cunha, mais conhecido por Nani, nasceu há exactamente 25 anos na Cidade da Praia, Cabo Verde. Uma estrela do mundo do futebol, Nani marcou na terça-feira, frente à Bósnia-Herzegovina, um dos golos mais bonitos da sua carreira.


Nascido em Cabo Verde, Nani cresceu na Amadora, Lisboa. Jovem humilde e sempre animado, começou a jogar futebol no Real Sport Clube (Massamá), onde ficou até 2003. Existem rumores (não oficiais) que dizem que Nani treinou no Sporting Clube de Portugal e no Sport Lisboa e Benfica mas os leões anteciparam-se na contratação deste talento. Assim, mudou-se para a Academia de Alcochete onde conquistou o título nacional de juniores em 2005. Nani afirmou-se na equipa principal do Sporting aos 18 anos, conquistando de imediato um lugar na equipa e no coração dos adeptos sportinguistas. Fez parte da equipa que venceu a Taça de Portugal 2007, frente ao Belenenses, e no final dessa época rumou a Inglaterra. O destino: Manchester United, que pagou 25,5 milhões de euros pelo seu passe. Onde encontrou outro talento da Academia leonina, Cristiano Ronaldo. Em Inglaterra Nani já conquistou dois campeonatos e uma Liga dos Campeões.

Rápido, ágil, tecnicamente evoluído e muito forte no um-para-um, Nani é hoje uma das estrelas do Manchester United e da Selecção Nacional. Extremo de drible elegante, o 17 do Man Utd e da selecção está na lista dos 23 candidatos a melhor jogador do Mundo pela FIFA. Apesar de não ser um dos favoritos à vitória, uma presença no top 10 seria bastante justa. Já se sabe que Messi irá sair vencedor, tal como em 2009 e 2010 (ano em que Xavi ou Iniesta mereciam mais que o argentino) e que o top 3 irá fechar com jogadores do Barcelona ou do Real Madrid. Pelo que, top 10 deverá ser a meta. Como Nani divide o protagonismo no Man Utd com Rooney, quem sabe uma vitória futura na Liga dos Campeões não possa catapultar o extremo para a história do futebol mundial?

Numa semana em que o desporto português vive um período agridoce, Luís Carlos Cunha festeja 25 anos com o pé ainda quente do golaço que marcou aos bósnios.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Portugal de gala garante EURO2012

Capa do jornal A Bola, 16-11-2011

Portugal está no EURO2012 depois de golear a Bósnia-Herzegovina por 6-2, no Estádio da Luz. A seguir ao empate sem golos na "horta" de Zenica, a selecção lusa provou que no relvado somos uma formação organizada com grande poder ofensivo e vontade de ganhar. Por outra palavra, quando a Selecção Nacional joga a sério, o futebol vira um espectáculo digno de se ver. E quando Cristiano Ronaldo está inspirado, o espectáculo resulta em goleada.

Ontem tudo correu bem e quase ninguém reparou nos (poucos) erros cometidos. Portugal não é dependente de CR7 mas, verdade seja dita, quando o "capitão" joga bem, a equipa tem outra atitude. Um livre à entrada da grande área a pedir "tomahawk" e "tomalá" o primeiro da noite. A precisão com que CR7 executa aqueles pontapés de livre torna tudo mais fácil. E se depois surgir Nani com um "tiro" do meio da rua a aumentar a vantagem, não há equipa que resista. A Bósnia conseguiu reduzir de grande penalidade a castigar uma desatenção de Fábio Coentrão mas pouco mais que isso produziu. Foi sem surpresa que Cristiano Ronaldo surgiu sozinho na cara de Begovic (mas que grande passe de Moutinho!) para dar o mote do que seria a segunda parte. O lance do 3-1 resultou também na expulsão de Lulic, por protestos, e os bósnios ficaram reduzidos a dez. Mesmo assim ainda conseguiram voltar a reduzir, na sequência de um lance de bola parada em que Pepe, mal posicionado, desmarca um adversário e possibilita o 3-2. Contudo, o golo parece ter abalado os próprios bósnios que, até final do jogo, "apagaram-se" na Luz. Deu para Hélder Postiga fuzilar, numa excelente abertura do recém-entrado Rúben Micael, de seguida CR7 deixou Miguel Veloso bater mais um livre perfeito (o guarda-redes ficou pregado ao chão, impotente), e ao minuto 82 novamente Postiga fechou o marcador, num cruzamento bem medido do caxineiro do Real Madrid para um cabeceamento exímio do caxineiro do Saragoça.

Desengane-se quem pensa que a Bósnia-Herzegovina tem uma selecção fraca, simplesmente Portugal esteve em grande nível e dominou a partida. Dzeko, o melhor jogador dos bósnios, foi completamente anulado por Pepe. Aliás, o defesa do Real Madrid foi dos melhores em Zenica e em Lisboa, ganhou todas as bolas, pelo ar e pelo chão, simplesmente impecável. O seu único erro resultou no 3-2, mas a malta perdoa. No meio-campo João Moutinho esteve bem, como sempre, e Miguel Veloso mostrou o grande momento de forma que atravessa. Grande exibição do médio do Génova a travar as ofensivas adversárias, a dobrar João Pereira à direita e Coentrão à esquerda e Meireles ao centro. É o trinco que fazia falta, uma excelente "contratação" para esta selecção.

E se é garantido que Ricardo Carvalho e José Bosingwa só vão estar no EURO como espectadores, segundo Paulo Bento, temos selecção à altura de nos deixar orgulhosos. A Espanha será a favorita, com a Holanda e a Alemanha na sua pegada mas quem não gosta de surpresas? Eu acredito que podemos, e vamos, chegar longe.


Aqui estão os golos. Peço desculpa pelo facto de ser da "Página de Apoio Sport Lisboa e Benfica" mas gostei dos comentários por cima dos golos.





quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Esta "tentativa de substituição" é das expulsões mais irrisórias do futebol

Na jornada 15 do campeonato ucraniano, que decorreu no passado fim-de-semana, os adeptos que se deslocaram ao reduto do Karpaty assistiram a uma das expulsões mais irrisórias do futebol.

Ao minuto 61 o treinador do Dnipro, equipa visitante, decidiu fazer entrar Shakhov para o lugar de Samuel Inkoom. O defesa ganês viu o seu número na placa do quarto árbitro e dirigia-se calmamente para a linha lateral quando se lembrou de despir a camisola. Mandam as regras que os jogadores que tiram a camisola são advertidos com a cartolina amarela e o senhor do apito não hesitou em puxar a dita cartolina do bolso. Curiosamente, Inkoom era o único jogador do Dnipro que tinha visto o cartão amarelo durante a partida e por tirar a camisola, viu o segundo e consequente vermelho.

A situação foi de tal forma inesperada que nem Inkoom, nem Shakhov, nem o treinador Juande Ramos tiveram reacção à expulsão do ganês. À altura da expulsão o Dnipro vencia por 0-1 e acabou por matar o jogo já nos últimos minutos, 0-2 resultado final. O melhor mesmo é ver o vídeo.



Os jornais desportivos do dia


Há dias em que os jornais nos maravilham com as suas notícias, e hoje é um desses dias.

O jornal "A Bola" fala num "Dragão descolorado". Trocadilho fácil pela palidez de jogo da equipa de Vítor Pereira e pelo cabelo loiro do principal jogador azul e branco, Hulk. O 12 do FC Porto continua a ser falado pelo seu penteado "radical" e poderá ser uma imagem de marca nos próximos tempos.

Contudo, é exagerado dizer que o FC Porto foi "humilhado em Nicósia". Os cipriotas do Apoel fizeram apenas dois remates à baliza, marcando dois golos, e a posse de bola até foi superior para o lado portista. Os campeões nacionais subestimaram a equipa que há duas semanas empatou no Dragão e pagou cara a factura. Daí até humilhação...

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Carlos Queiroz não vota em CR7


Mesmo longe do país que o assobiou, Carlos Queiroz não perde a oportunidade de lançar achas para a sua fogueira.

O seleccionador do Irão revelou aos jornalistas em quem irá votar para melhor jogador do Mundo de 2011, na votação da FIFA: Lionel Messi.

Sem se alargar muito, Carlos Queiroz mostra que continua magoado com os portugueses e com o capitão da selecção das quinas, com quem trabalhou durante 6 anos (4 no Manchester United e 2 na selecção nacional). Contudo, recuando até 2009, Carlos Queiroz era seleccionador nacional quando Cristiano Ronaldo ainda era jogador do Man Utd e foi eleito melhor jogador do Mundo de 2008 pela FIFA. O então seleccionador português declarou ao site da Federação Portuguesa de Futebol que "mérito e justiça caminharam de mãos dadas nesta decisão. É um feito inédito para um jogador tão novo e com uma carreira ainda tão grande pela frente. Quero dar os meus parabéns ao Cristiano Ronaldo e deixar votos que este prémio constitua um estímulo e a inspiração para uma carreira que tem ainda muito por concretizar".

Carlos Queiroz conduzia a nau portuguesa que caiu nos oitavos-de-final no Campeonato do Mundo 2010 na África do Sul, diante da Espanha. Após a partida, CR7, quando questionado sobre a eliminação, foi peremptório em responder: "Perguntem ao Queiroz". Um ano e três meses depois, as pazes ainda não foram feitas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Quarteto do AC Milan canta os parabéns à Al Jazeera


Para o 8º aniversário da televisão Al Jazeera, os jogadores do AC Milan disponibilizaram-se para cantar o "Happy birthday".

Kevin-Prince Boateng, mais recente herói de Milão, dá a voz, Robinho improvisa no "beatbox", Alexandre Pato e Thiago Silva... parecem as bailarinas do Toy.

Mas como o que conta é a intenção, Parabéns Al Jazeera.

domingo, 23 de outubro de 2011

Resultados loucos

O futebol de Domingo, só pelo facto de ser jogado no "dia da família", já é um espectáculo. E um pouco por toda a Europa tivemos resultados de encher os olhos aos espectadores.

O dia começou com uma fabulosa reviravolta em Itália. O campeão AC Milan, a jogar no reduto do Lecce chegou ao intervalo em clara desvantagem, o marcador apontava 3-0! Mas se existem substituições felizes, Massimiliano Alegri teve em Kevin-Prince Boateng o seu amuleto. O ganês entrou ao intervalo para substituir Robinho e em menos de vinte minutos em campo empatou a partida. Já na recta final da partida foi o central Yepes a completar a reviravolta, 3-4.

Lecce 3 - 4 AC Milan
(Giacomazzi 4', Oddo 30' gp, Grossmüller 37')  (Kevin-Prince Boateng 49', 55' e 63', Yepes 83')


A seguir foi a vez do Kayserispor, actual 8º classificado da liga turca, receber e golear o Sivasspor por 6-2.
Jogo de sentido único em Kayseri com a equipa da casa sempre na frente do marcador. 


Por terras de Sua Majestade, o derby de Manchester foi cruel para a equipa da casa. Os citizens foram a Old Trafford humilhar os red devils. 1-6, assinalava o marcador quando o árbitro levou o apito à boca pela última vez
O Man City até entrou mal na partida mas Mario Bad Boy Balotelli transformou em golo a primeira jogada de perigo dos forasteiros. Ao intervalo era o golo de Balotelli que fazia a diferença. O reatar da partida não foi nada feliz para os pupilos de Sir Alex Ferguson. O endiabrado Balotelli escapou à defensiva do United e Jonny Evans só conseguiu agarrar a camisola do italiano, vermelho directo. Depois, quando os red devils estavam de volta à partida, Balotelli bisou na partida e complicou ainda mais as contas do United. Kun Aguero fez o 0-3 e garantiu os 3 pontos. O Man Utd ainda reduziu por Fletcher mas o pior estava para vir. Em cima do minuto 90, Dzeko, que tinha entrado para o lugar de Balotelli, também bisou e ainda viu David Silva fazer o gosto ao pé. Resultado épico para o Man City.

Manchester United 1 - 6 Manchester City
(Fletcher 81')  (Balotelli 22' e 60', Kun Aguero 69', Dzeko 89' e 90+3', David Silva 90+1')



All Blacks campeões do mundo, outra vez


A selecção nacional da Nova Zelândia, anfitrião do Campeonato do Mundo 2011, derrotou a sua congénere da França na final por 8-7. Ao intervalo os all blacks lideravam por 5-0.

Os neo-zelandeses ofereceram ao seu público uma campanha exemplar. O Torneio das Três Nações não tinha sido feliz para os all blacks, vitória da Austrália, e todos ansiavam ver a resposta da Nova Zelândia, a jogar em casa e principal favorita ao título. De salientar que os All Blacks venceram 10 das 16 edições desse Torneio.

As meias-finais foram palco de um tira-teimas, e de uma final antecipada. Se de um lado a França defrontava a modesta selecção do País de Gales, as duas maiores potências do Mundo encontravam-se na outra meia-final: os vizinhos Austrália e Nova Zelândia. Era o reencontro, após o Torneio das Três Nações e os All Blacks deram boa resposta, mostrando-se implacáveis em campo e vencendo por esclarecedores 20-6. A vitória sobre a França foi a cereja no topo do bolo, e o segundo título de campeões mundiais.

Os All Blacks são conhecidos, para além das suas inegáveis qualidades neste desporto, pelo famoso "Haka". Esse ritual com que os neo-zelandeses iniciam cada partida é uma dança dos maoris, povo que habitava a ilha aquando da chegada dos britânicos. Uma dança de paixão e de raça, imagem de marca da selecção.

Para recordar, o ano de 2007 ditou que Portugal enfrentasse os All Blacks na sua primeira participação no Campeonato do Mundo. Aqui fica o confronto do Hino dos Lobos contra o Haka dos All Blacks.



MotoGP de luto

As pistas do campeonato do mundo de motociclismo fazem mais uma vítima.


Marco Simoncelli, piloto italiano da Honda, faleceu aos 24 anos no GP da Malásia. A cumprir a sua segunda época na classe rainha do motociclismo, Simoncelli seguia em 6º no campeonato e todos lhe reconheciam imenso talento. Simoncelli fazia do seu penteado uma imagem de marca de um jovem excêntrico e bem-disposto.

O acidente aconteceu na 11ª curva da 2ª volta do GP da Malásia e a prova foi de imediato cancelada. As imagens do acidente são arrepiantes. Quando a equipa médica chegou junto do jovem piloto, já nada havia a fazer.

Em Setembro do ano passado tinha falecido, também em prova, o japonês Shoya Tomizawa, de apenas 19 anos. O acidente de Simoncelli acontece um dia após o funeral de Dan Wheldon, piloto norte-americano da Inducar Series. O norte-americano foi a única vítima mortal de um choque que envolveu 15 veículos no último fim-de-semana.

No sítio oficial da competição está disponível um mural onde todos os fãs da modalidade podem deixar o seu tributo ao piloto italiano.

http://www.motogp.com/en/news/2011/malaysia+sepang+motogp+simoncelli+succumbs+to+injuries

sábado, 8 de outubro de 2011

Hélder Rodrigues campeão do Mundo



O motard Hélder Rodrigues alcançou hoje um lugar no patamar mais alto do todo-o-terreno. Ao vencer a última etapa do Rali dos Faraós, o piloto português garantiu o 2º lugar na prova e a vitória no Cross Country Rallies World Championship.

Aos 32 anos, o piloto torna-se no primeiro português a vencer um campeonato do Mundo de todo-o-terreno. No final totalizou 91 pontos, contra 78 de Jakub Przygonski e 75 de Marc Coma. Um ano de 2011 de grande nível, que arrancou com o 3º lugar no Dakar, atrás de Coma e Despres.


Para Hélder Rodrigues, contudo, o seu principal objectivo, vencer o Dakar, ainda não foi alcançado... mas é possível acreditar.

Messi descoberto na 2ª Divisão alemã

Heinrich Schmidtgal era, até há bem pouco tempo, um simples jogador de uma equipa da 2ª Divisão alemã, um desconhecido para o resto do Mundo. Porém, um lance de inspiração e de oportunidade colocaram Schmidtgal em destaque nos media desportivos por toda a parte.


O polivalente jogador, que tanto joga no meio-campo como na defesa, nasceu no Cazaquistão há 25 anos mas mudou-se para a Alemanha ainda bastante jovem. Apesar de se ter naturalizado alemão, Schmidtgal é internacional A pelo seu país natal e até defrontou a selecção alemã no apuramento para o Euro2012 (derrota por 0-3 no Cazaquistão). Enquanto jogador sénior passou pelo SC Verl (um dos adversários do FC Porto na recente pré-época), transferiu-se em 2007 para o VfL Bochum, onde foi companheiro de equipa do guarda-redes português Daniel Fernandes e em 2009 mudou-se para o Oberhausen. No último defeso ingressou no Greuther Fürth onde tem assumido um papel importante na equipa que lidera o campeonato.

No jogo do último fim-de-semana, frente ao Karlsruher SC, que terminou empatado a duas bolas, o médio cazaque inaugurou o marcador aos 19 minutos num lance fantástico. Após receber a bola no círculo do meio-campo, Schmidtgal avançou com a redondinha controlada e ultrapassou três adversários antes de rematar forte e colocado junto à entrada da grande área. Esta jogada faz lembrar Maradona e Messi pois os dois astros argentinos também já foram protagonistas de idênticos golos. Contudo, o médio do líder da 2ª Divisão alemã rematou à entrada da área ao contrário dos pequenos génios que só introduziram o esférico na baliza após fintarem o guarda-redes contrário.

Facto curioso: os três jogadores visados são canhotos. Para quando um destro a fintar meio mundo e assinar um golo de classe e genialidade?

Vídeo retirado do Youtube.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Paulo Bento e a convocatória "tranquila"

fpf.pt

Ser seleccionador nacional não é tarefa fácil e quando chega a altura de fazer uma convocatória existe sempre o risco de ser criticado. Contudo, o nosso seleccionador de "risca ao meio", como cantou Vasco Palmeirim nas "Manhãs da Comercial", sabe defender-se com bons resultados.

Para a última convocatória de qualificação, Paulo Bento não pode contar com Pepe, Fábio Coentrão e Hugo Almeida, lesionados, Ricardo Carvalho, que renunciou à selecção e depois deixou de renunciar mas não é mais opção para o mister, e ainda Danny, que alegou motivos pessoais para falhar os próximos jogos.

Surgiram assim os 23 magníficos que vão lutar pela nossa nação.
Guarda-redes: Eduardo (Benfica), Rui Patrício (Sporting) e Beto (Cluj)
Defesas: Sílvio (Atl. Madrid), Bruno Alves (Zenit), Sereno (Colónia), Rolando (Porto), Eliseu (Málaga), Ricardo Costa (Valência) e João Pereira (Sporting)
Médios: Rúben Micael (Saragoça), João Moutinho (Porto), Raúl Meireles (Chelsea), Carlos Martins (Granada), Rúben Amorim (Benfica), Miguel Veloso (Génova) e Paulo Machado (Toulose)
Avançados: Nani (Man Utd), Nuno Gomes (Sp. Braga), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Ricardo Quaresma (Besiktas), Hélder Postiga (Saragoça) e Varela (Porto)

Paulo Bento já disse, por diversas vezes, que privilegia jogadores em boa forma, com jogos nas pernas e qualidade, não sendo a idade um motivo de afastamento.



Assim, nesta convocatória realço o regresso de Ricardo Quaresma. O extremo do Besiktas parece ter renascido na Turquia e já é um ídolo em Istambul. Tem muita magia nos pés e está um jogador mais maduro. A manter este nível de futebol, irá lutar por um lugar no Euro2012. Também Beto, Sereno, Eliseu e Paulo Machado merecem esta convocatória. São jogadores importantes nos seus clubes, estão a jogar e bem.

No entanto, acho que outros jogadores não deviam ser esquecidos. Já nem falo de Quim, pois Beto está a realizar uma boa época, Rui Patrício ainda melhor, e Eduardo é o número 1 da selecção não podendo ser afastado nesta altura. Ou ainda João Tomás, que foi o melhor marcador português da edição 2010/2011 da Primeira Liga mas que nunca cativou o mister, e desta vez até está lesionado. Não percebo porque jogadores como Fernando Meira, Cadú, Sérgio Pinto, Vieirinha ou Hélder Barbosa podem ser ignorados. Os centrais do Saragoça e do Cluj estão em melhor forma que Ricardo Costa e são titulares nas suas equipas. Quanto ao médio do Hannover, é um dos motores dos bávaros e foi peça fundamental na qualificação para as competições europeias. O extremo do PAOK é um dos melhores jogadores a actuar na Grécia. E o jovem avançado bracarense está num fantástico momento. Com a ausência de Danny e o fraco momento de Varela, o que terá falhado para nenhum deles surgir na lista de convocados?

Eu confio no Paulo Bento e os resultados falam por si, o apuramento está quase garantido. Quaisquer que sejam os escolhidos, o importante é que ganhe Portugal!


PS: aqui fica o vídeo de Vasco Palmeirim.

Ricky van Wolfswinkel, o melhor de Setembro


O holandês do Sporting Clube de Portugal está a revelar-se uma das peças mais importantes no xadrez de Domingos Paciência. Com a saída de Hélder Postiga e de Yannick Djaló, no último dia de transferências, abriu-se espaço para o jovem avançado que agradeceu a confiança do treinador com golos.

Wolfswinkel teve um mês de Setembro quase perfeito e merece esta distinção do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF). Quatro golos marcados nas três jornadas disputadas no passado mês, ajudando em outras tantas vitórias do Sporting. A sua primeira vítima foi o Paços de Ferreira, carimbando a reviravolta no marcador, seguiram-se Rio Ave e Vitória de Setúbal, com um bis. A nível pessoal o avançado leonino apontou também dois tentos para a Liga Europa, Zurique e Lazio. 30 dias de apurado instinto matador e um prémio justíssimo.

No restante top 10 o destaque continua a ir para a formação de Alvalade. O bom momento do Sporting colocou quatro jogadores no top 6, aos quais se pode juntar o terceiro melhor jogador do mês. A actuar em Olhão, Wilson Eduardo é um produto da Academia de Alcochete e está emprestado pelos leões. O jovem avançado, de 21 anos, tem sido uma das boas surpresas da Liga Zon Sagres. Estreou-se com a camisola do Olhanense em Alvalade e desde logo fez questão de mostrar serviço, assinalando um golo de belo efeito frente ao seu clube. Esta poderá ser a sua época de afirmação e o internacional sub-21 parece estar disposto a aproveitar a oportunidade. É para seguir com atenção este jovem craque. E como filho de peixe (neste caso, irmão) sabe nadar, atenção também a João Mário, capitão dos juniores do Sporting, com enorme potencial.


Top 10:
1. Ricky van Wolfswinkel (Sporting CP)
2. Danilo Dias (CS Marítimo)
3. Wilson Eduardo (SC Olhanense)
4. Elias (Sporting CP)
5. Fito Rinaudo (Sporting CP)
6. Diego Capel (Sporting CP)
7. Nuno Gomes (SC Braga)
8. Baba (CS Marítimo)
9. Sissoko (AA Académica)
10. Diego (Vitória FC)

sábado, 24 de setembro de 2011

Quem sabe não esquece



Nuno Gomes e João Tomás são os representantes portugueses no ataque às balizas da Liga Zon Sagres. Com 35 e 36 anos, respectivamente, estes dois pontas-de-lança são as principais referências atacantes portuguesas no campeonato português. Estes dois trintões prometem lutar até à jornada 30 pelo título de melhor marcador português da Primeira Liga.

A primeira semelhança prende-se à idade mas há muito mais em comum entre estes dois artilheiros. Ambos são internacionais por Portugal, já representaram o Benfica (até se encontraram na Luz em 1999/2000) e o SC Braga, viveram experiências no estrangeiro, jogam os dois no Norte, e marcam muitos golos. Iniciaram a década 00 no Benfica e levaram pouco tempo a aceitar propostas do estrangeiro. Nuno Gomes rumou à Fiorentina (Itália) e João Tomás seguiu para o Bétis (Espanha). Tiveram azar, não por falta de talento mas por outras questões, e voltaram a Portugal. O percurso enquanto internacionais é, contudo, bem diferente. Nuno Gomes soma 77 internacionalizações e esteve presente nos Euro 2000, 2004 e 2008, e nos Mundiais 2002 e 2006. Recentemente voltou a ser chamado pelo seleccionador Paulo Bento. Já João Tomás está afastado da selecção há largos anos, contando apenas 4 jogos pela selecção.

São dois jogadores experientes e muito eficazes. O 21 do SC Braga cabeceia exemplarmente, joga muito bem de costas para a baliza com óptimas tabelinhas, sabe arrastar consigo os defesas abrindo espaço para os seus companheiros, e tem a matreirice de muitos anos de futebol ao mais alto nível. O 9 do Rio Ave também joga muito bem de cabeça, é muito forte fisicamente e tem uma frieza incrível na cara do guarda-redes. Dos melhores avançados portugueses que vi jogar.

Na época passada, enquanto Nuno Gomes sentava no banco do Benfica, João Tomás foi o melhor marcador português da Liga. Porém, este ano Nuno Gomes rumou a Braga e terá, certamente, mais oportunidades para alvejar as redes contrárias. Sabendo à partida que Paulo Bento já afirmou que a idade não pesa nas suas convocatórias, veremos se algum deles consegue ganhar o bilhete para o Euro 2012.
Por agora lidera Nuno Gomes com 3-1 em tentos apontados.