sábado, 24 de setembro de 2011

Quem sabe não esquece



Nuno Gomes e João Tomás são os representantes portugueses no ataque às balizas da Liga Zon Sagres. Com 35 e 36 anos, respectivamente, estes dois pontas-de-lança são as principais referências atacantes portuguesas no campeonato português. Estes dois trintões prometem lutar até à jornada 30 pelo título de melhor marcador português da Primeira Liga.

A primeira semelhança prende-se à idade mas há muito mais em comum entre estes dois artilheiros. Ambos são internacionais por Portugal, já representaram o Benfica (até se encontraram na Luz em 1999/2000) e o SC Braga, viveram experiências no estrangeiro, jogam os dois no Norte, e marcam muitos golos. Iniciaram a década 00 no Benfica e levaram pouco tempo a aceitar propostas do estrangeiro. Nuno Gomes rumou à Fiorentina (Itália) e João Tomás seguiu para o Bétis (Espanha). Tiveram azar, não por falta de talento mas por outras questões, e voltaram a Portugal. O percurso enquanto internacionais é, contudo, bem diferente. Nuno Gomes soma 77 internacionalizações e esteve presente nos Euro 2000, 2004 e 2008, e nos Mundiais 2002 e 2006. Recentemente voltou a ser chamado pelo seleccionador Paulo Bento. Já João Tomás está afastado da selecção há largos anos, contando apenas 4 jogos pela selecção.

São dois jogadores experientes e muito eficazes. O 21 do SC Braga cabeceia exemplarmente, joga muito bem de costas para a baliza com óptimas tabelinhas, sabe arrastar consigo os defesas abrindo espaço para os seus companheiros, e tem a matreirice de muitos anos de futebol ao mais alto nível. O 9 do Rio Ave também joga muito bem de cabeça, é muito forte fisicamente e tem uma frieza incrível na cara do guarda-redes. Dos melhores avançados portugueses que vi jogar.

Na época passada, enquanto Nuno Gomes sentava no banco do Benfica, João Tomás foi o melhor marcador português da Liga. Porém, este ano Nuno Gomes rumou a Braga e terá, certamente, mais oportunidades para alvejar as redes contrárias. Sabendo à partida que Paulo Bento já afirmou que a idade não pesa nas suas convocatórias, veremos se algum deles consegue ganhar o bilhete para o Euro 2012.
Por agora lidera Nuno Gomes com 3-1 em tentos apontados.

Sem comentários: