quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Clássico é já amanhã



É já amanhã o primeiro grande clássico do campeonato português 2011/2012. O Estádio do Dragão vai receber um escaldante embate entre os dois líderes, e principais candidatos ao título. FC Porto recebe o Benfica, às 20h15, com transmissão na SportTV.

Ambos os treinadores já desvendaram o elenco para o desafio inaugural da sexta jornada. Algumas surpresas, como de costume, e outras ausências que sempre dão para encher uma ou duas caixas laterais nas publicações desportivas.

Do lado portista, Vítor Pereira convocou 18 jogadores. De fora ficam James Rodríguez, castigado, e Mangala, Sapunaru e Djalma por opção técnica. De relembrar que os dois primeiros foram titulares no empate a zeros com o Feirense e o terceiro entrou já no decorrer da segunda parte. Se Mangala sai para a entrada de Maicon, mais experiente, e Djalma dá o lugar a Hulk, será de estranhar a ausência de Sapunaru. Sem o romeno no banco, o técnico dos azuis fica limitado aos dois laterais que entrarem de início. Regressam aos eleitos Álvaro Pereira e Hulk, recuperados de lesão, e Maicon. Sendo quase certa a presença do Incrível no onze, a dúvida permanece em quem irá actuar na outra ala, Cristian Rodríguez ou Varela.

Guarda-redes: Helton e Bracalli
Defesas: Maicon, Rolando, Otamendi, Fucile e Álvaro Pereira
Médios: Fernando, Souza, João Moutinho, Defour, Belluschi e Guarín
Avançados: Cristian Rodríguez, Varela, Hulk, Kléber e Walter

Do lado encarnado, Jorge Jesus convocou 19 jogadores e efectuou apenas uma troca relativamente aos eleitos na vitória sobre a Académica. Sai Capdevilla, mais uma vez, e entra nas contas Rodrigo Mora. Esta alteração é pouco clara e poderá ter duas interpretações. Primeira: Capdevilla é um mal-amado de JJ; Segunda: JJ acredita que Emerson vai fazer os 90 minutos e que dos 19 convocados faz mais sentido convocar um avançado extra, sabendo que apenas 18 podem constar na ficha de jogo, para mostrar que vai ao Dragão para ganhar. Qualquer das interpretações não faz muito sentido, contudo, é aceitável. A restante convocatória não apresenta surpresas. Enzo Pérez e Nélson Oliveira continuam lesionados e não há castigados. Continuo a não perceber a exclusão de Miguel Vítor que, para além de ser mil vezes melhor que Jardel e mais polivalente (já que Jesus gosta tanto de jogadores que façam várias posições), ninguém sabe se fica de fora por não estar a 100% ou por embirração do treinador. De elogiar que o Benfica pode, pela primeira vez desde a chegada de JJ, esconder um pouco o jogo. É previsível um onze só com Cardozo na frente, Javi com Witsel e Aimar no meio-campo, e nas alas Gaitán e Nolito. Este é o onze que mais garantias dá, porém, o treinador encarnado tem um dom para complicar e as surpresas (normalmente desagradáveis para os benfiquistas) são um dos seus fortes.

Guarda-redes: Artur e Eduardo
Defesas: Emerson, Maxi Pereira, Luisão, Garay e Jardel
Médios: Rúben Amorim, Javi Garcia, Matic, Witsel, Gaitán, Bruno César e Aimar
Avançados: Nolito, Saviola, Cardozo, Rodrigo e Rodrigo Mora

Sem comentários: