sábado, 3 de setembro de 2011

Juniores sportinguistas triunfam no Seixal

Benfica e Sporting defrontaram-se na tarde de hoje na Caixa Futebol Campus, no Seixal, em jogo a contar para a 5ª jornada do campeonato nacional de juniores – zona sul. Os leões venceram por 1-2, com o golo da vitória a surgir no último segundo do encontro.

Início de jogo a mostrar duas equipas muito tácticas, jogo disputado a meio-campo e os defesas melhores que os atacantes. Mais posse de bola para os leões mas sem lances de perigo. Após o primeiro quarto de hora o Benfica começou a tomar conta do jogo e sucederam-se os ataques à baliza de Rafael Veloso. Alguns remates perigosos e o guarda-redes sportinguista, sempre atento, evitou o golo com uma mão cheia de boas defesas. Aos 37’ ficou por assinalar uma grande penalidade. Tiago Ilori acerta em Diego Lopes e o árbitro manda seguir. O intervalo a aproximar-se e o Sporting aproveitou uma distracção do Benfica para inaugurar o marcador. Edgar Ié, central, ganha a bola no meio-campo e irrompe pelo meio da defesa benfiquista, marcando na cara de Bruno Varela.

Na segunda parte um jogo mais aberto, mais rápido e com mais ocasiões de golo. Muitos lances interessantes e um jogo mexido, com alguns jogadores a destacaram-se táctica e tecnicamente. A equipa da casa assumiu o controlo do jogo com o Sporting a revelar-se muito perigoso nas saídas em contra-ataque, a explorar a velocidade dos seus avançados e podia ter arrumado o encontro. Como quem não marca, invariavelmente sofre, o empate surgiu aos 81’. Livre do recém-entrado João Cancelo com Diego Lopes a desviar para golo. Vinte minutos antes tinha ficado por marcar outra grande penalidade sobre o médio brasileiro. Após o golo o jogo morreu e surgiram picardias de parte a parte, com atitudes lamentáveis de jovens de 17 e 18 anos, envolvendo-se em entradas duras e trocas de palavras menos agradáveis. De ânimos exaltados, o jogo terminou com o golo da vitória para o Sporting. Já depois dos quatro minutos de compensação dados pelo árbitro, o Sporting beneficia de um livre do lado direito, junto à área encarnada, e surge Edilino Ié, irmão gémeo do autor do primeiro golo, ao segundo poste para fechar o resultado.

A nível individual destacou-se Bruno Varela pela negativa. O guarda-redes benfiquista estava muito nervoso e analisou mal vários lances, teve sorte na falta de pontaria dos avançados sportinguistas. Do lado verde e branco Iuri Medeiros também esteve menos bem. Muito abaixo do seu nível.

Melhores em campo:

SLB - Diego Lopes. O médio ofensivo brasileiro tem vindo a demonstrar boa qualidade técnica e foi uma ameaça constante. Sofreu dois penalties que o árbitro não marcou, lutou muito e ainda marcou. Precisa melhor no capítulo colectivo.
Também foi bastante agradável ver a dupla João Teixeira – André Gomes. Dois médios de muita entrega que sabem tratar bem a bola. Souberam pautar o jogo, apoiando a defesa e fazendo jogar o ataque.
SCP - Rafael Veloso. O guarda-redes evitou males maiores. Teve mais trabalho na primeira parte que na segunda e transmitiu a segurança necessária aos seus companheiros. Tem estofo de campeão.
Também Tiago Ilori, Edgar Ié, Ricardo Esgaio e João Mário estiveram muito bem. Conseguiram segurar a partida quando o Benfica foi superior e deixaram bons pormenores.

PS: Uma palavrinha de apreço ao comentador da BenficaTV. Que apoie os encarnados até se aceita por ser o canal do Benfica mas o nível das observações e a falta de senso demonstrados só o fazem cair no ridículo. Vergonhosa a forma como tratou os jovens leões. Vergonhosa a forma como analisava cada lance. Fiquei sem perceber se o comentador era só tendencioso ou se não percebia nada de futebol. Este tipo de comentadores mancha o canal de televisão, mancha a reputação dos outros que são comentadores e alimenta o anti-desportivismo. Lamentável…

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem, é a primeira vez que vou comentar neste blogue porque como benfiquista que viu este jogo do princípio ao fim tenho claramente algo a dizer.
Primeiro dou nota negativa não só ao árbitro como aos auxiliares e aos jogadores do sporting. Acompanho a formação do Benfica à já alguns anos e os jogos com os juniores do sporting são sempre mais do mesmo, ou passam pelo anti-jogo por parte dos jogadores leoninos, ou como se viu hoje pela agressividade que passou totalmente incólume! O Benfica criou mais oportunidades e nesse aspecto dou os meus parabéns ao excelente GR do sporting que soube brilhar sempre que foi chamado a intervir. Contudo são claros dois penaltis a favor do Benfica que ficam por marcar. Dois foras-de-jogo mal assinalados e uma série de agressões que como já disse passaram em branco. Isto não é futebol! Isto não é formação! Isto é uma VERGONHA!! E é assim todos os anos!
Quanto ao comentador da Benfica Tv, para quem está habituado a ouvir os comentários deste rapaz sabe que ele é um energúmeno da pior espécie que nem para ler as noticias serve, quanto mais para relatar jogos. Tenho muita pena que seja ele a fazer os relatos dos jogos, porque só envergonha o bom nome do Benfica e entristece qualquer bom benfiquista que ouve aquele churrilho de disparates.
É uma pena que o primeiro comentário que faça aqui seja por estes motivos, mas infelizmente não se pode tapar os olhos a este tipo de situações que só envergonham o nosso futebol.
Cumprimentos