segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Iñigo Martinez, o central que resolve de antes do meio-campo


Na Real Sociedad joga um defesa-central com uma aptidão especial para marcar golos. Não é estranho vermos um central goleador, daqueles que vai à área contrária e resolve em lances de bola parada. Estranho é Iñigo Martinez que, central de posição, gosta de marcar golos... do meio-campo.

Iñigo Martinez é um jovem espanhol que actua no eixo da defesa. De estatura baixa, tem apenas 176cm, e canhoto, o rapaz de 20 anos está a viver a época mais importante na sua curta carreira. Faz parte da equipa A da Real Sociedad, actuando com regularidade, e as suas exibições já lhe valeram um lugar na selecção sub-21 de Espanha, onde joga com o benfiquista Rodrigo. Pela forma com que se tem exibido, Iñigo Martinez já é destaque em terras de "nuestros hermanos", e é visto como um dos jogadores mais promissores do campeonato espanhol, mas ultimamente tem sido notícia pela forma como já marcou dois golos, sem passar a linha do meio-campo.

O jovem defesa deu nas vistas em Outubro quando apontou um golo frente ao Athletic de Bilbao. Iñigo Martinez viu Iraizoz adiantado e tentou a sua sorte. O golo correu o mundo desportivo. Na altura o tento de pouco serviu, o Athletic viria a vencer por 1-2, com um bis de Fernando Llorente. Mas Iñigo Martinez não se ficou por ali e este Domingo voltou a espreitar uma oportunidade. O encontro frente ao Bétis de Sevilha estava empatado a duas bolas e o minuto 90 já lá ia quando a bola chegou aos pés de Iñigo Martinez. O central mirou a baliza e apanhou novamente o guardião adversário adiantado, garantindo três importantes pontos para a sua equipa.

A nível internacional o espanhol também já fez o gosto ao pé... mas na baliza errada. Na estreia pelos sub-21, em jogo na Geórgia (2-7), Iñigo Martinez tentou cortar a bola de calcanhar e voltou a apanhar um guarda-redes adiantado. De Gea nada conseguiu fazer para evitar o auto-golo (bonito, diga-se de passagem). Fiquem com os vídeos dos golos do central espanhol, numa lista que pode vir a aumentar.






Sem comentários: