quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Portugal de gala garante EURO2012

Capa do jornal A Bola, 16-11-2011

Portugal está no EURO2012 depois de golear a Bósnia-Herzegovina por 6-2, no Estádio da Luz. A seguir ao empate sem golos na "horta" de Zenica, a selecção lusa provou que no relvado somos uma formação organizada com grande poder ofensivo e vontade de ganhar. Por outra palavra, quando a Selecção Nacional joga a sério, o futebol vira um espectáculo digno de se ver. E quando Cristiano Ronaldo está inspirado, o espectáculo resulta em goleada.

Ontem tudo correu bem e quase ninguém reparou nos (poucos) erros cometidos. Portugal não é dependente de CR7 mas, verdade seja dita, quando o "capitão" joga bem, a equipa tem outra atitude. Um livre à entrada da grande área a pedir "tomahawk" e "tomalá" o primeiro da noite. A precisão com que CR7 executa aqueles pontapés de livre torna tudo mais fácil. E se depois surgir Nani com um "tiro" do meio da rua a aumentar a vantagem, não há equipa que resista. A Bósnia conseguiu reduzir de grande penalidade a castigar uma desatenção de Fábio Coentrão mas pouco mais que isso produziu. Foi sem surpresa que Cristiano Ronaldo surgiu sozinho na cara de Begovic (mas que grande passe de Moutinho!) para dar o mote do que seria a segunda parte. O lance do 3-1 resultou também na expulsão de Lulic, por protestos, e os bósnios ficaram reduzidos a dez. Mesmo assim ainda conseguiram voltar a reduzir, na sequência de um lance de bola parada em que Pepe, mal posicionado, desmarca um adversário e possibilita o 3-2. Contudo, o golo parece ter abalado os próprios bósnios que, até final do jogo, "apagaram-se" na Luz. Deu para Hélder Postiga fuzilar, numa excelente abertura do recém-entrado Rúben Micael, de seguida CR7 deixou Miguel Veloso bater mais um livre perfeito (o guarda-redes ficou pregado ao chão, impotente), e ao minuto 82 novamente Postiga fechou o marcador, num cruzamento bem medido do caxineiro do Real Madrid para um cabeceamento exímio do caxineiro do Saragoça.

Desengane-se quem pensa que a Bósnia-Herzegovina tem uma selecção fraca, simplesmente Portugal esteve em grande nível e dominou a partida. Dzeko, o melhor jogador dos bósnios, foi completamente anulado por Pepe. Aliás, o defesa do Real Madrid foi dos melhores em Zenica e em Lisboa, ganhou todas as bolas, pelo ar e pelo chão, simplesmente impecável. O seu único erro resultou no 3-2, mas a malta perdoa. No meio-campo João Moutinho esteve bem, como sempre, e Miguel Veloso mostrou o grande momento de forma que atravessa. Grande exibição do médio do Génova a travar as ofensivas adversárias, a dobrar João Pereira à direita e Coentrão à esquerda e Meireles ao centro. É o trinco que fazia falta, uma excelente "contratação" para esta selecção.

E se é garantido que Ricardo Carvalho e José Bosingwa só vão estar no EURO como espectadores, segundo Paulo Bento, temos selecção à altura de nos deixar orgulhosos. A Espanha será a favorita, com a Holanda e a Alemanha na sua pegada mas quem não gosta de surpresas? Eu acredito que podemos, e vamos, chegar longe.


Aqui estão os golos. Peço desculpa pelo facto de ser da "Página de Apoio Sport Lisboa e Benfica" mas gostei dos comentários por cima dos golos.





Sem comentários: