quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Parabéns Nani


Luís Carlos Almeida da Cunha, mais conhecido por Nani, nasceu há exactamente 25 anos na Cidade da Praia, Cabo Verde. Uma estrela do mundo do futebol, Nani marcou na terça-feira, frente à Bósnia-Herzegovina, um dos golos mais bonitos da sua carreira.


Nascido em Cabo Verde, Nani cresceu na Amadora, Lisboa. Jovem humilde e sempre animado, começou a jogar futebol no Real Sport Clube (Massamá), onde ficou até 2003. Existem rumores (não oficiais) que dizem que Nani treinou no Sporting Clube de Portugal e no Sport Lisboa e Benfica mas os leões anteciparam-se na contratação deste talento. Assim, mudou-se para a Academia de Alcochete onde conquistou o título nacional de juniores em 2005. Nani afirmou-se na equipa principal do Sporting aos 18 anos, conquistando de imediato um lugar na equipa e no coração dos adeptos sportinguistas. Fez parte da equipa que venceu a Taça de Portugal 2007, frente ao Belenenses, e no final dessa época rumou a Inglaterra. O destino: Manchester United, que pagou 25,5 milhões de euros pelo seu passe. Onde encontrou outro talento da Academia leonina, Cristiano Ronaldo. Em Inglaterra Nani já conquistou dois campeonatos e uma Liga dos Campeões.

Rápido, ágil, tecnicamente evoluído e muito forte no um-para-um, Nani é hoje uma das estrelas do Manchester United e da Selecção Nacional. Extremo de drible elegante, o 17 do Man Utd e da selecção está na lista dos 23 candidatos a melhor jogador do Mundo pela FIFA. Apesar de não ser um dos favoritos à vitória, uma presença no top 10 seria bastante justa. Já se sabe que Messi irá sair vencedor, tal como em 2009 e 2010 (ano em que Xavi ou Iniesta mereciam mais que o argentino) e que o top 3 irá fechar com jogadores do Barcelona ou do Real Madrid. Pelo que, top 10 deverá ser a meta. Como Nani divide o protagonismo no Man Utd com Rooney, quem sabe uma vitória futura na Liga dos Campeões não possa catapultar o extremo para a história do futebol mundial?

Numa semana em que o desporto português vive um período agridoce, Luís Carlos Cunha festeja 25 anos com o pé ainda quente do golaço que marcou aos bósnios.


Sem comentários: