segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Paulo Bento e a convocatória "tranquila"

fpf.pt

Ser seleccionador nacional não é tarefa fácil e quando chega a altura de fazer uma convocatória existe sempre o risco de ser criticado. Contudo, o nosso seleccionador de "risca ao meio", como cantou Vasco Palmeirim nas "Manhãs da Comercial", sabe defender-se com bons resultados.

Para a última convocatória de qualificação, Paulo Bento não pode contar com Pepe, Fábio Coentrão e Hugo Almeida, lesionados, Ricardo Carvalho, que renunciou à selecção e depois deixou de renunciar mas não é mais opção para o mister, e ainda Danny, que alegou motivos pessoais para falhar os próximos jogos.

Surgiram assim os 23 magníficos que vão lutar pela nossa nação.
Guarda-redes: Eduardo (Benfica), Rui Patrício (Sporting) e Beto (Cluj)
Defesas: Sílvio (Atl. Madrid), Bruno Alves (Zenit), Sereno (Colónia), Rolando (Porto), Eliseu (Málaga), Ricardo Costa (Valência) e João Pereira (Sporting)
Médios: Rúben Micael (Saragoça), João Moutinho (Porto), Raúl Meireles (Chelsea), Carlos Martins (Granada), Rúben Amorim (Benfica), Miguel Veloso (Génova) e Paulo Machado (Toulose)
Avançados: Nani (Man Utd), Nuno Gomes (Sp. Braga), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Ricardo Quaresma (Besiktas), Hélder Postiga (Saragoça) e Varela (Porto)

Paulo Bento já disse, por diversas vezes, que privilegia jogadores em boa forma, com jogos nas pernas e qualidade, não sendo a idade um motivo de afastamento.



Assim, nesta convocatória realço o regresso de Ricardo Quaresma. O extremo do Besiktas parece ter renascido na Turquia e já é um ídolo em Istambul. Tem muita magia nos pés e está um jogador mais maduro. A manter este nível de futebol, irá lutar por um lugar no Euro2012. Também Beto, Sereno, Eliseu e Paulo Machado merecem esta convocatória. São jogadores importantes nos seus clubes, estão a jogar e bem.

No entanto, acho que outros jogadores não deviam ser esquecidos. Já nem falo de Quim, pois Beto está a realizar uma boa época, Rui Patrício ainda melhor, e Eduardo é o número 1 da selecção não podendo ser afastado nesta altura. Ou ainda João Tomás, que foi o melhor marcador português da edição 2010/2011 da Primeira Liga mas que nunca cativou o mister, e desta vez até está lesionado. Não percebo porque jogadores como Fernando Meira, Cadú, Sérgio Pinto, Vieirinha ou Hélder Barbosa podem ser ignorados. Os centrais do Saragoça e do Cluj estão em melhor forma que Ricardo Costa e são titulares nas suas equipas. Quanto ao médio do Hannover, é um dos motores dos bávaros e foi peça fundamental na qualificação para as competições europeias. O extremo do PAOK é um dos melhores jogadores a actuar na Grécia. E o jovem avançado bracarense está num fantástico momento. Com a ausência de Danny e o fraco momento de Varela, o que terá falhado para nenhum deles surgir na lista de convocados?

Eu confio no Paulo Bento e os resultados falam por si, o apuramento está quase garantido. Quaisquer que sejam os escolhidos, o importante é que ganhe Portugal!


PS: aqui fica o vídeo de Vasco Palmeirim.

Sem comentários: