domingo, 23 de outubro de 2011
All Blacks campeões do mundo, outra vez
A selecção nacional da Nova Zelândia, anfitrião do Campeonato do Mundo 2011, derrotou a sua congénere da França na final por 8-7. Ao intervalo os all blacks lideravam por 5-0.
Os neo-zelandeses ofereceram ao seu público uma campanha exemplar. O Torneio das Três Nações não tinha sido feliz para os all blacks, vitória da Austrália, e todos ansiavam ver a resposta da Nova Zelândia, a jogar em casa e principal favorita ao título. De salientar que os All Blacks venceram 10 das 16 edições desse Torneio.
As meias-finais foram palco de um tira-teimas, e de uma final antecipada. Se de um lado a França defrontava a modesta selecção do País de Gales, as duas maiores potências do Mundo encontravam-se na outra meia-final: os vizinhos Austrália e Nova Zelândia. Era o reencontro, após o Torneio das Três Nações e os All Blacks deram boa resposta, mostrando-se implacáveis em campo e vencendo por esclarecedores 20-6. A vitória sobre a França foi a cereja no topo do bolo, e o segundo título de campeões mundiais.
Os All Blacks são conhecidos, para além das suas inegáveis qualidades neste desporto, pelo famoso "Haka". Esse ritual com que os neo-zelandeses iniciam cada partida é uma dança dos maoris, povo que habitava a ilha aquando da chegada dos britânicos. Uma dança de paixão e de raça, imagem de marca da selecção.
Para recordar, o ano de 2007 ditou que Portugal enfrentasse os All Blacks na sua primeira participação no Campeonato do Mundo. Aqui fica o confronto do Hino dos Lobos contra o Haka dos All Blacks.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário