quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Éder: o "estudante" goleador

A Liga Zon Sagres está prestes a revelar mais um talento para o futebol. Nascido Éderzito António Macedo Lopes, mas conhecido como Éder, na Guiné-Bissau, o avançado da Académica de Coimbra tem 23 anos e está a realizar a sua melhor época, despertando o interesse de vários clubes.


Éderzito ostenta um perfil físico condizente com o nome, 188cm e 81kg. Fazendo valer a sua estampa física, e a experiência de duas épocas junto do plantel principal da Briosa, o guineense tem dado nas vistas e é considerado um dos melhores avançados a actuar em Portugal. Conta 5 golos na Liga e contribuiu hoje com mais um tento para novo triunfo da sua equipa, na vitória sobre o Desportivo das Aves nos quartos-de-final da Taça de Portugal. 

Os jornais já fizeram questão de o colocar na órbita dos londrinos do Arsenal, mas talvez seja um salto muito grande para quem só agora se começou a apresentar em boa forma, surpreendendo os mais distraídos e menos confiantes no talento de Éderzito. O que é certo é que a forma como se entrega ao jogo, não só pelos golos marcados mas também pela raça e inteligência com que aborda o envolvimento ofensivo da equipa, não tem deixado ninguém indiferente. Está aqui um avançado para o futuro. Faz-me lembrar a ascensão de Baba, avançado do Marítimo e actual melhor marcador do campeonato português. Baba precisou de duas épocas na equipa B do Marítimo para se afirmar no plantel principal, enquanto Éder evoluía no Tourizense, e mais dois anos se passaram até chegar ao topo dos melhores marcadores em Portugal. Dois jogadores fortes fisicamente, altos, rápidos, tecnicistas e oportunistas que, pouco a pouco, deixaram de ser jogadores individuais para crescerem como jogadores de equipa. Ganharam mobilidade, aprenderam a proteger a bola e a assistir os colegas em importantes transições atacantes.

Pedro Emanuel, treinador da Académica, referiu-se ontem a Éder como possível avançado da selecção nacional no Euro 2012, ocupando uma posição que teve em Pauleta e Nuno Gomes os últimos representantes. No entanto, talvez seja cedo para ver o "estudante" na selecção das Quinas. O jovem avançado tem uma bela margem de progressão e as suas exibições fazem-nos acreditar que pode continuar a evoluir e dar o salto para um clube de maiores ambições já em Janeiro ou no final da época. Com certeza um nome a fixar nesta Liga Zon Sagres. Quanto a possíveis internacionalizações, Éder tem dupla nacionalidade e nunca jogou pela selecção do seu país Natal. Deixemos essa decisão para Paulo Bento, claro está, mas se ele marcar cada vez mais golos... 

Sem comentários: