segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Iñigo Martinez, o central que resolve de antes do meio-campo


Na Real Sociedad joga um defesa-central com uma aptidão especial para marcar golos. Não é estranho vermos um central goleador, daqueles que vai à área contrária e resolve em lances de bola parada. Estranho é Iñigo Martinez que, central de posição, gosta de marcar golos... do meio-campo.

Iñigo Martinez é um jovem espanhol que actua no eixo da defesa. De estatura baixa, tem apenas 176cm, e canhoto, o rapaz de 20 anos está a viver a época mais importante na sua curta carreira. Faz parte da equipa A da Real Sociedad, actuando com regularidade, e as suas exibições já lhe valeram um lugar na selecção sub-21 de Espanha, onde joga com o benfiquista Rodrigo. Pela forma com que se tem exibido, Iñigo Martinez já é destaque em terras de "nuestros hermanos", e é visto como um dos jogadores mais promissores do campeonato espanhol, mas ultimamente tem sido notícia pela forma como já marcou dois golos, sem passar a linha do meio-campo.

O jovem defesa deu nas vistas em Outubro quando apontou um golo frente ao Athletic de Bilbao. Iñigo Martinez viu Iraizoz adiantado e tentou a sua sorte. O golo correu o mundo desportivo. Na altura o tento de pouco serviu, o Athletic viria a vencer por 1-2, com um bis de Fernando Llorente. Mas Iñigo Martinez não se ficou por ali e este Domingo voltou a espreitar uma oportunidade. O encontro frente ao Bétis de Sevilha estava empatado a duas bolas e o minuto 90 já lá ia quando a bola chegou aos pés de Iñigo Martinez. O central mirou a baliza e apanhou novamente o guardião adversário adiantado, garantindo três importantes pontos para a sua equipa.

A nível internacional o espanhol também já fez o gosto ao pé... mas na baliza errada. Na estreia pelos sub-21, em jogo na Geórgia (2-7), Iñigo Martinez tentou cortar a bola de calcanhar e voltou a apanhar um guarda-redes adiantado. De Gea nada conseguiu fazer para evitar o auto-golo (bonito, diga-se de passagem). Fiquem com os vídeos dos golos do central espanhol, numa lista que pode vir a aumentar.






terça-feira, 22 de novembro de 2011

Taça de Portugal - derby lisboeta nos oitavos



O sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal ditou um embate entre Sporting Clube de Portugal e Clube de Futebol "Os Belenenses". Um derby à antiga entre dois históricos da capital portuguesa. O jogo está marcado para dia 5 de Dezembro em Alvalade (foi alterado a pedido do Sporting, que no dia 1 recebe a Lazio).




Apesar do sorteio apontar um jogo entre equipas da Liga Zon Sagres, Marítimo - Benfica, será o derby entre os leões e os pastéis a atrair principal atenção. Mais de 9 décadas de confrontos e títulos entrarão no relvado do Estádio Alvalade XXI, no próximo dia 5 de Dezembro. Mais do que a passagem aos quartos-de-final, estará em jogo o peso da história e da tradição entre duas das maiores equipas de Portugal.

Na memória dos azuis do Restelo ainda está bem presente a final da Taça de Portugal frente ao Sporting, em 2007. Na altura os leões venceram por 1-0, golo solitário de Liédson a poucos instantes dos 90 min. Sentavam nos bancos dois treinadores portugueses a iniciar um percurso de grande valor no futebol luso: Jorge Jesus, Belenenses, e Paulo Bento, Sporting. O Sporting voltou a alcançar a final no ano seguinte, com nova vitória sobre azuis, desta feita o FC Porto (2-0 após prolongamento). Já o Belenenses tem nos oitavos-de-final o seu melhor registo, desde então. Foi em 2010 que o Belenenses recebeu também os dragões e saiu derrotado numa épica e dramática eliminatória. Com 2-2 no marcador, só se descobriu o vencedor ao fim de 30 (!) grandes penalidades.

Um derby é um derby e o resultado é sempre imprevisível. Apesar do claro favoritismo do Sporting, que joga em casa e tem outros argumentos para lutar pela vitória, o treinador José Mota nunca virou a cara a uma batalha e irá, com certeza, lutar pelo resultado. Eu, apesar de reconhecer o bom momento do Sporting, não arrisco um vencedor. Arrisco, sim, a dizer que será uma boa partida de futebol. E para adoçar o apetite, o vencedor deste encontro irá defrontar o vencedor do jogo Marítimo - Benfica.

Taça de Portugal, oitavos-de-final:

2 de Dezembro
Marítimo (LZS) - Benfica (LZS)

4 de Dezembro
Tirsense (II B ) - Nacional (LZS)
Desportivo Aves (LO) - Ribeira Brava (II B)
Moreirense (LO) - Torreense (II B)
Mirandela (II B) - Oliveirense (LO)
Leixões (LO) - Académica (LZS)
Estoril (LO) - Olhanense (LZS)

5 de Dezembro
Sporting (LZS) - Belenenses (LO)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O novo melhor amigo do benfiquista

Já está à venda a nova linha de produtos do Sport Lisboa e Benfica. Não, não se trata de um fato de treino personalizado, mas pode ser considerado uma nova camisola. O novo produto de merchandising benfiquista são camisas de vénus, vulgarmente conhecidas como preservativos. O leitor não leu mal, o Benfica está a vender preservativos.

É a notícia do momento. E como não podia deixar de ser, os invólucros são personalizados para os adeptos das águias. Na foto revelada hoje é possível ver algumas das imagens, e frases, presentes nas embalagens da nova "camisa" encarnada. Enquanto uns ostentam um orgulhoso emblema do SLB, outros apresentam frases como "A melhor defesa é o ataque", "E Pluribus Unum" ou ainda "Esta vai ser à Benfica".

Uma campanha de sensibilização para o uso do preservativo. O novo produto do Benfica já está à venda na megastore do Estádio da Luz ao preço de 2€ cada. Até temos preservativos a anunciar o jogo com o Sporting, "Vai um dérbi?". Será algum aviso para os leões?

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Parabéns Nani


Luís Carlos Almeida da Cunha, mais conhecido por Nani, nasceu há exactamente 25 anos na Cidade da Praia, Cabo Verde. Uma estrela do mundo do futebol, Nani marcou na terça-feira, frente à Bósnia-Herzegovina, um dos golos mais bonitos da sua carreira.


Nascido em Cabo Verde, Nani cresceu na Amadora, Lisboa. Jovem humilde e sempre animado, começou a jogar futebol no Real Sport Clube (Massamá), onde ficou até 2003. Existem rumores (não oficiais) que dizem que Nani treinou no Sporting Clube de Portugal e no Sport Lisboa e Benfica mas os leões anteciparam-se na contratação deste talento. Assim, mudou-se para a Academia de Alcochete onde conquistou o título nacional de juniores em 2005. Nani afirmou-se na equipa principal do Sporting aos 18 anos, conquistando de imediato um lugar na equipa e no coração dos adeptos sportinguistas. Fez parte da equipa que venceu a Taça de Portugal 2007, frente ao Belenenses, e no final dessa época rumou a Inglaterra. O destino: Manchester United, que pagou 25,5 milhões de euros pelo seu passe. Onde encontrou outro talento da Academia leonina, Cristiano Ronaldo. Em Inglaterra Nani já conquistou dois campeonatos e uma Liga dos Campeões.

Rápido, ágil, tecnicamente evoluído e muito forte no um-para-um, Nani é hoje uma das estrelas do Manchester United e da Selecção Nacional. Extremo de drible elegante, o 17 do Man Utd e da selecção está na lista dos 23 candidatos a melhor jogador do Mundo pela FIFA. Apesar de não ser um dos favoritos à vitória, uma presença no top 10 seria bastante justa. Já se sabe que Messi irá sair vencedor, tal como em 2009 e 2010 (ano em que Xavi ou Iniesta mereciam mais que o argentino) e que o top 3 irá fechar com jogadores do Barcelona ou do Real Madrid. Pelo que, top 10 deverá ser a meta. Como Nani divide o protagonismo no Man Utd com Rooney, quem sabe uma vitória futura na Liga dos Campeões não possa catapultar o extremo para a história do futebol mundial?

Numa semana em que o desporto português vive um período agridoce, Luís Carlos Cunha festeja 25 anos com o pé ainda quente do golaço que marcou aos bósnios.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Portugal de gala garante EURO2012

Capa do jornal A Bola, 16-11-2011

Portugal está no EURO2012 depois de golear a Bósnia-Herzegovina por 6-2, no Estádio da Luz. A seguir ao empate sem golos na "horta" de Zenica, a selecção lusa provou que no relvado somos uma formação organizada com grande poder ofensivo e vontade de ganhar. Por outra palavra, quando a Selecção Nacional joga a sério, o futebol vira um espectáculo digno de se ver. E quando Cristiano Ronaldo está inspirado, o espectáculo resulta em goleada.

Ontem tudo correu bem e quase ninguém reparou nos (poucos) erros cometidos. Portugal não é dependente de CR7 mas, verdade seja dita, quando o "capitão" joga bem, a equipa tem outra atitude. Um livre à entrada da grande área a pedir "tomahawk" e "tomalá" o primeiro da noite. A precisão com que CR7 executa aqueles pontapés de livre torna tudo mais fácil. E se depois surgir Nani com um "tiro" do meio da rua a aumentar a vantagem, não há equipa que resista. A Bósnia conseguiu reduzir de grande penalidade a castigar uma desatenção de Fábio Coentrão mas pouco mais que isso produziu. Foi sem surpresa que Cristiano Ronaldo surgiu sozinho na cara de Begovic (mas que grande passe de Moutinho!) para dar o mote do que seria a segunda parte. O lance do 3-1 resultou também na expulsão de Lulic, por protestos, e os bósnios ficaram reduzidos a dez. Mesmo assim ainda conseguiram voltar a reduzir, na sequência de um lance de bola parada em que Pepe, mal posicionado, desmarca um adversário e possibilita o 3-2. Contudo, o golo parece ter abalado os próprios bósnios que, até final do jogo, "apagaram-se" na Luz. Deu para Hélder Postiga fuzilar, numa excelente abertura do recém-entrado Rúben Micael, de seguida CR7 deixou Miguel Veloso bater mais um livre perfeito (o guarda-redes ficou pregado ao chão, impotente), e ao minuto 82 novamente Postiga fechou o marcador, num cruzamento bem medido do caxineiro do Real Madrid para um cabeceamento exímio do caxineiro do Saragoça.

Desengane-se quem pensa que a Bósnia-Herzegovina tem uma selecção fraca, simplesmente Portugal esteve em grande nível e dominou a partida. Dzeko, o melhor jogador dos bósnios, foi completamente anulado por Pepe. Aliás, o defesa do Real Madrid foi dos melhores em Zenica e em Lisboa, ganhou todas as bolas, pelo ar e pelo chão, simplesmente impecável. O seu único erro resultou no 3-2, mas a malta perdoa. No meio-campo João Moutinho esteve bem, como sempre, e Miguel Veloso mostrou o grande momento de forma que atravessa. Grande exibição do médio do Génova a travar as ofensivas adversárias, a dobrar João Pereira à direita e Coentrão à esquerda e Meireles ao centro. É o trinco que fazia falta, uma excelente "contratação" para esta selecção.

E se é garantido que Ricardo Carvalho e José Bosingwa só vão estar no EURO como espectadores, segundo Paulo Bento, temos selecção à altura de nos deixar orgulhosos. A Espanha será a favorita, com a Holanda e a Alemanha na sua pegada mas quem não gosta de surpresas? Eu acredito que podemos, e vamos, chegar longe.


Aqui estão os golos. Peço desculpa pelo facto de ser da "Página de Apoio Sport Lisboa e Benfica" mas gostei dos comentários por cima dos golos.





quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Esta "tentativa de substituição" é das expulsões mais irrisórias do futebol

Na jornada 15 do campeonato ucraniano, que decorreu no passado fim-de-semana, os adeptos que se deslocaram ao reduto do Karpaty assistiram a uma das expulsões mais irrisórias do futebol.

Ao minuto 61 o treinador do Dnipro, equipa visitante, decidiu fazer entrar Shakhov para o lugar de Samuel Inkoom. O defesa ganês viu o seu número na placa do quarto árbitro e dirigia-se calmamente para a linha lateral quando se lembrou de despir a camisola. Mandam as regras que os jogadores que tiram a camisola são advertidos com a cartolina amarela e o senhor do apito não hesitou em puxar a dita cartolina do bolso. Curiosamente, Inkoom era o único jogador do Dnipro que tinha visto o cartão amarelo durante a partida e por tirar a camisola, viu o segundo e consequente vermelho.

A situação foi de tal forma inesperada que nem Inkoom, nem Shakhov, nem o treinador Juande Ramos tiveram reacção à expulsão do ganês. À altura da expulsão o Dnipro vencia por 0-1 e acabou por matar o jogo já nos últimos minutos, 0-2 resultado final. O melhor mesmo é ver o vídeo.



Os jornais desportivos do dia


Há dias em que os jornais nos maravilham com as suas notícias, e hoje é um desses dias.

O jornal "A Bola" fala num "Dragão descolorado". Trocadilho fácil pela palidez de jogo da equipa de Vítor Pereira e pelo cabelo loiro do principal jogador azul e branco, Hulk. O 12 do FC Porto continua a ser falado pelo seu penteado "radical" e poderá ser uma imagem de marca nos próximos tempos.

Contudo, é exagerado dizer que o FC Porto foi "humilhado em Nicósia". Os cipriotas do Apoel fizeram apenas dois remates à baliza, marcando dois golos, e a posse de bola até foi superior para o lado portista. Os campeões nacionais subestimaram a equipa que há duas semanas empatou no Dragão e pagou cara a factura. Daí até humilhação...