sábado, 7 de janeiro de 2012

Dakar - Motociclistas portugueses em grande forma


Que Hélder Rodrigues é um grande motociclista, já não é segredo, aliás, basta recuar três meses para relembrar a sua vitória no Cross Country Rallies World Championship, mas poucos reconhecem (ou conhecem) o valor de Paulo Gonçalves. O piloto de Esposende, que na última edição do Dakar abandonou após uma queda que resultou numa mão e clavícula partidas, foi terceiro na etapa de hoje e saltou para o quarto posto na classificação geral. É bom saber que o motociclismo português, com poucos recursos, continua a dar nas vistas lá fora.


E arrisco-me a dizer, ao fim da primeira semana (e já poderia ter dito antes) que Marc Coma e Cyril Despres estão num patamar superior aos restantes participantes deste Dakar 2012. O piloto espanhol e o piloto francês irão decidir a vitória entre si, a menos que uma queda ou um desvio mal calculado os atrasem na corrida. Contudo, fico feliz e orgulhoso se Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves lutarem por um lugar no pódio, e se ficarem os dois no top 5 ainda mais feliz fico. 


E, não podia falar de Dakar sem referir a prestação de Carlos Sousa, que insiste em marcar presença no top 10 da mais importante prova de rally do Mundo. É certo que hoje desceu uma posição, de sétimo para oitavo, porém, é sempre um prazer ver Carlos Sousa a disputar esta prova. Aos 42 anos continua a manter viva a mesma raça e ambição que o levaram a participar no Dakar pela primeira vez. E o objectivo continua a ser o mesmo: vencer uma etapa ou, quem sabe, a classificação geral.


Somos um país pequeno onde só existe futebol. Para os outros desportos não há atenção da comunicação social, não há apoios financeiros, não há projectos sérios de formação juvenil, não há infra-estruturas nem profissionais que possam valorizar os atletas/desportistas ou as modalidades. É pena, porque vejo outros países festejarem títulos de tantas modalidades com uma beleza incrível e nós, pequenos de cérebro, só sabemos dar a valor a quem dá pontapés na bola. 

Sem comentários: